Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.



Bob Wilson

Aula 2
Quarta-feira - 24 de março
Robert Wilson 1
Dramaturgia da Imagem

Simbolismo, Surrealismo, poesia no espaço. Teatro abstrato. Ação cenográfica. Simultaneidade. Análise dos videos: foco nos princípios e nos procedimentos de escritura cênica: “Eisenstein on the Beach” e “As Fábulas de La Fontaine”.

Criação de Roteiro Cênico com Procedimentos de Escritura Cênica do Modelo. Qualquer tema, com ou sem texto como ponto de partida.

Leituras: Capítulos do livro Os Processos Criativos de Robert Wilson de Luis Roberto Galizia: “Introdução”; “Trilha Sonora”; “A Dança”; “O Teatro estático de Wilson: O potencial Dramático de Objetos Silenciosos e Espaços Vazios”; “Um modelo de Gesamtkustwerk: A produção de “A Vida e a Época de Josph Stalin’ no Brasil, dos Primeiros Laboratórios à Apresentação Pública”


Aula 3
Quarta-feira - 7 de abril? (31 de março não houve?)
Robert Wilson 2
A influência da Performance

Análise dos procedimentos de escritura cênica a partir do vídeo: “Absolut Wilson” (cap. 1 à cap.12). Procedimentos: Dilatação do tempo e do movimento. Deslocamento sensorial do espectador. Desconstrução. Estranhamento. Disjunção. Justaposição.

Estudo individual:

Citação:
Roteiro a partir de Figura Cênica retirada do universo poético do artista modelo. Foco: Citação. Procurar uma figura de um dos espetáculos ou performances de Robert Wilson na Internet (youtube, sites). A elaboração parte de uma das figuras (papéis, figuras, personagens) utilizada pelo artista em foco. Uma ambiência (espaço, cenografia) utilizada ou criada pelo(s) artista(s) também pode ser utilizada. O roteirista deve desenvolver uma narrativa cênica livre, que contenha a figura (citação) citada (de mínimo três e no máximo cinco quadros)

Leitura: dois capítulos da biografia "Absolut Wilson" (“Eisenstein on the beach” e “Vida e Morte de Joseph Stalin”) as citações sobre Wilson do livro “O teatro pós-dramático” de Hans Ties Lehman. (buscar trechos pelo índice) onomástico pp.436-437). Destacamos deste livro na pasta da disciplina na Xerox do prédio central da ECA: o tópico “Wilson, a paisagem” (pp.127-135) e o capítulo “Signos teatrais pós-dramáticos”


Aula 4
Quarta-feira - 14 de abril?
Robert Wilson 3
Procedimentos de Criação

Parte 1: Análise do vídeo dos procedimentos de escritura cênica: “Absolut Wilson” (cap. 12 em diante Parte 2: Relatos de processos como ponto de partida. Quais foram os procedimentos descritos no texto lido (Galizia) por vivencia dos jogos exercícios utilizados pelos artistas modelares. Aquecimento e Preparação utilizando instruções do modelo: gestos hieráticos, “gesto deve cortar um ar denso imaginário, que resiste ao movimento, foco na precisão do gesto, foco na resistência do ar nas pontas dos dedos, cabeça, nariz, pés, joelhos, quadris” Divisão do grupo em três equipes. Dinamização de roteiros cênicos: versão autocrática (jogo do diretor) e versão colaborativa. Apresentação. Roda final (palavras: sensações, princípios de trabalho, procedimentos).

Estudo individual:

Roteiro Cênico a partir de Texto. Elaboração de roteiro cênico a partir de um fragmento de texto utilizado pelo artista modelar. (“Doctor Fautus Lights the lights”, de Gertrude Stein. As obras mais radicais da autora influenciaram a forma de Wilson lidar com o texto em cena. Destaques: noção de musicalização, paisagem sonora). O texto pode ser trabalhado na integra, ou pode ser reduzido, fragmentado. Cada um dos quadros cênicos deve se relacionar com um trecho do texto. O autor deve explicitar as formas escolhidas para a concretização do texto em cena.

Leitura: Capítulos 1 e 2 do livro de Ciane Fernandes: Pina Bausch e o Wupertal Dança-Teatro


Aula 5
Quarta-feira - 28 de abril?
Robert Wilson 4

5.1): avaliação comentários sobre a criação de roteiro a partir de texto.

5.2): Aquecimento individual: a) movimentação livre. Dança pessoal; b) Música de Tom Waits: “foco nos movimentos irônicos, bem humorados Movimentação direcionada: cada um deve reproduzir, corporalmente, as figuras cênicas e os gestus mais marcantes observados na obra de Robert Wilson. Partituras de movimento, com inicio meio e fim, que se repetem.

5.3) Exploração em grupo: Jogo do espelho/ Coro e protagonista com as figuras de Robert Wilson que são escolhidas e improvisadas pelos guias, em diferentes formas de deslocamento. Indicação pelo coordenador de três personagens do texto: Mefistófeles, Fausto, Margarida, que são experimentados por todos. Divisão de três grupos, pela escolha do papel que cada participante quer jogar. O guia troca quando o coordenador bate palmas. O guia propõe a atitude e a movimentação, o coro, afastado, repete. Coordenador propõe diferentes encontros – foco na ação e reação, na escuta, nas relações, terminando com imagens que condensam a melhor situação improvisada - entre Protagonistas. Musicalização do Texto/Coro e protagonista Idem, com a proposição de diferentes formas de musicalização do texto. Encontros com ação, texto, voz, palavra, música.

5.4): Três participantes assumem o papel de diretores, escolhem seu elenco, mostram seus roteiros. Dramaturgos compreendem as idéias do diretor para depois poder interferir com propriedade e contribuir para mudar a cena. O diretor comanda, autocraticamente, a montagem das cenas planejadas a partir do texto de Stein.

5.5) Cada grupo, após encarnar as cinco imagens do roteiro, volta a conversar, dessa vez para recriar colaborativamente o roteiro proposto. Nessa fase, o diretor cala e todos os demais dão sua opinião. O diretor deve estimular e ouvir todos, debater com o dramaturgo, mas se não houver consenso ele decide quais serão as soluções cênicas da edição final.

5.6.) Apresentação das cenas, avaliação: a) roda de palavras: sensações, princípios, procedimentos. Reflexão: em que medida existe a apreensão corporal dos conceitos?
Estudo individual: Capítulos 1 e 2 do livro “O Lamento da Imperatriz”.

Citação Coreográfica: Pesquisar e Copiar uma partitura cênica utilizada pela artista em foco Busca de vídeos de Pina Bausch no youtube. Exemplo: Na cena do espetáculo “Café Muller, a mulher é jogada no chão e imediatamente recolocada por um homem nos braços de outro homem, que torna a deixá-la cair, ação que é repetida várias vezes, com crescente velocidade e tônus. O participante deve escolher um gestus, uma ação ou um fragmento coreográfico que será reproduzido, sem alterações, na próxima aula.
Música como Ponto de Partida: Escolher e trazer (em mídia CD) na próxima aula uma música, com duração de no máximo três minutos, que lhe estimula para pensar uma cena/coreografia. Não é necessário nenhum tema ou texto prévio.