Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.




Adão Freire Monteiro

Encenações em Jogo: experimentos de criação e aprendizagem do teatro contemporâneo

Prof. Dr. Marcos Aurélio Bulhões Martins

Protococo Pina Bauch



Contra – Fluxo



            Um homem de peruca lisa, calça boca de sino, suspensórios, mala de couro, guarda-chuva na mão, olha um grande quadro de dança, enquanto anda contra-fluxo entre os transeuntes.



  • 1º Procedimento - Pergunta-resposta;


Para onde eu vou? Não sei, o cominho se fará ao caminhar, mas sei que ando contra o fluxo.



  • 2ª Procedimento - Depoimentos pessoais;
 

Eu vejo a multidão, até gosto dela, mas não me vejo nela. Acho-a perdida e sem direção, ou melhor, anda numa direção autônoma, mecânica, sem tempo para se perguntar os porquês, talvez por não querer a resposta tão mesquinha e hermética. Eu me vejo na multidão, mas andando na direção contrária, talvez para ver se existe um outro caminho, talvez por pura desordem, ou por simplesmente não concordar com a multidão.



  • 3ª Procedimento - Repetição;


Eu vejo a multidão, até gosto dela, mas não me vejo nela. Acho-a perdida e sem direção, ou melhor, anda numa direção autônoma, mecânica, sem tempo para se perguntar os porquês, talvez por não querer a resposta tão mesquinha e hermética. Eu me vejo na multidão, mas andando na direção contrária, talvez para ver se existe um outro caminho, talvez por pura desordem, ou por simplesmente não concordar com a multidão.



  •   Procedimento - Dança do corpo maduro – experiências;


Levo para rua o que tivemos na sala de aula: Jogo, discussão, contrubuições, negações, suores, inspirações, transpirações. Meu corpo não está maduro, mas experiente e experimentado. Jogo-me na multidão e pânico, terror e aflição. O corpo precisa de mais sala de aula, ou será de mais multidão?



  • 5ª Procedimento - Gesto matriz –  movimento gerador;


De negação. É preciso mudar as coisas, elas vão mal, nós vamos mal. Para ond vamos? Não! Este é o gesto. Ele é feito com a multidão, ou melhor, contra a multidão.




  • 6ª Procedimento - Abertura para o acaso;
 

Era tarde, nem tinha tanta gente assim, não choveu, o guarda-chuva ficou fechado. O gesto continuou a negar...



  • 7ª Procedimento – Estranhamento;



- Deslocamento do gesto de seu contexto; - Dizer, ou melhor, fazer o não!

- Gestos cotidianos e estilizados; - Andar;

- Disjunção entre ação corporal e ambiência ( o ambiente estranha o gesto ou o gesto estranha o ambiente); Andar contra-fluxo;

- Obstáculos reais ao movimento, ou dando forma ao movimento; Pessoas contra;

- Texto – ação física – estranha pela contradição ação/gesto; - Quadro de dança;

- Oposição de ações ou justaposição com elementos contraditórios ( ação de um, estranhada pela ação de outro); Meu gesto de andar e o andar da multidão;

- Estranhamento pela ação verbal, sons, palavbras – áudio em relação a ação;- Sons do metrô – quadro d dança no mural;

- Deslocamento da experiência física.;- Pegar o metrô – Assim?

- Quebra da ação natural – ( sobreposição do que é aparentemente normal); Andar;

- Quebra do fluxo de reação comum;- Pessoas que vêem andar;

- Recorte e colagem – Exercícios em sala;



... Por tudo isso, sou (somos) muitos estranhos...https://vimeo.com/44935140https://vimeo.com/44935140

Nenhum comentário:

Postar um comentário