Adão Freire Monteiro
Encenações em Jogo: experimentos de criação e aprendizagem
do teatro contemporâneo
Prof. Dr. Marcos
Aurélio Bulhões Martins
Protococo Pina Bauch
Contra – Fluxo
Um
homem de peruca lisa, calça boca de sino, suspensórios, mala de couro,
guarda-chuva na mão, olha um grande quadro de dança, enquanto anda contra-fluxo entre os transeuntes.
- 1º Procedimento - Pergunta-resposta;
Para onde eu
vou? Não sei, o cominho se fará ao caminhar, mas sei que ando contra o fluxo.
- 2ª Procedimento - Depoimentos pessoais;
Eu vejo a
multidão, até gosto dela, mas não me vejo nela. Acho-a perdida e sem direção,
ou melhor, anda numa direção autônoma, mecânica, sem tempo para se perguntar os
porquês, talvez por não querer a resposta tão mesquinha e hermética. Eu me vejo
na multidão, mas andando na direção contrária, talvez para ver se existe um
outro caminho, talvez por pura desordem, ou por simplesmente não concordar com
a multidão.
- 3ª Procedimento - Repetição;
Eu vejo a
multidão, até gosto dela, mas não me vejo nela. Acho-a perdida e sem direção,
ou melhor, anda numa direção autônoma, mecânica, sem tempo para se perguntar os
porquês, talvez por não querer a resposta tão mesquinha e hermética. Eu me vejo
na multidão, mas andando na direção contrária, talvez para ver se existe um
outro caminho, talvez por pura desordem, ou por simplesmente não concordar com
a multidão.
- 4ª
Procedimento - Dança do corpo maduro – experiências;
Levo para rua
o que tivemos na sala de aula: Jogo, discussão, contrubuições, negações,
suores, inspirações, transpirações. Meu corpo não está maduro, mas experiente e
experimentado. Jogo-me na multidão e pânico, terror e aflição. O corpo precisa
de mais sala de aula, ou será de mais multidão?
- 5ª Procedimento - Gesto matriz – movimento gerador;
De negação. É
preciso mudar as coisas, elas vão mal, nós vamos mal. Para ond vamos? Não! Este
é o gesto. Ele é feito com a multidão, ou melhor, contra a multidão.
- 6ª Procedimento - Abertura para o acaso;
Era tarde, nem
tinha tanta gente assim, não choveu, o guarda-chuva ficou fechado. O gesto
continuou a negar...
- 7ª Procedimento – Estranhamento;
- Deslocamento do gesto de seu contexto; -
Dizer, ou melhor, fazer o não!
- Gestos cotidianos e estilizados; - Andar;
- Disjunção entre ação corporal e ambiência (
o ambiente estranha o gesto ou o gesto estranha o ambiente); Andar
contra-fluxo;
- Obstáculos reais ao movimento, ou dando
forma ao movimento; Pessoas contra;
- Texto – ação física – estranha pela
contradição ação/gesto; - Quadro de dança;
- Oposição de ações ou justaposição com
elementos contraditórios ( ação de um, estranhada pela ação de outro); Meu
gesto de andar e o andar da multidão;
- Estranhamento pela ação verbal, sons,
palavbras – áudio em relação a ação;- Sons do metrô – quadro d dança no mural;
- Deslocamento da experiência física.;- Pegar
o metrô – Assim?
- Quebra da ação natural – ( sobreposição do
que é aparentemente normal); Andar;
- Quebra do fluxo de reação comum;- Pessoas
que vêem andar;
- Recorte e colagem – Exercícios em sala;
... Por tudo
isso, sou (somos) muitos estranhos...https://vimeo.com/44935140https://vimeo.com/44935140
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