Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.



Pina Bausch 1

5. Pina Bausch 1: O Corpo e a ação física.

Parte 1: Debate sobre procedimentos: Estranhamento, repetição, gestus.

Parte 2: Citação: Aquecimento individual: alongamento muscular, movimentação das articulações, espreguiçar. Movimento livre: a memória do outro, do modelo. repetir a Citação de uma coreografia estudada no youtube. Roda de compartilhamento: em circulo, um por um assume o papel de guia e mostra aos demais a sua citação de movimento/gestus. Todos se aprorpiam e repetem o movimento. Rodizio de comando.

Criação de partitura individual: Dançar as músicas propostas por alunos diretores. Desenvolver improvisação de movimentos, ações, gestos, a partir das citação da encenadora. A citação sempre é retomada, explorando uma das formas de repetição: como um motivo recorrente (leitmotif). Retomar o que o participante considera mais interessante dos movimentos explorados individualmente e sintetizar uma partitura com inicio meio e fim.

Exploração em grupo: divisão em tres grupos, com respectivos diretores e dramaturgos.

Planejamento em grupo: temas, personagens, relações que interessam ao grupo. Nas próximas aulas o grupo permanecerá o mesmo, explorando esses temas/relações.

Estudo individual:

Leituras: cap. 3, 4 e 5 do livro de Ciane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário