Robert Wilson 4
5.1): avaliação comentários sobre a criação de roteiro a partir de texto.
5.2): Aquecimento individual: a) movimentação livre. Dança pessoal; b) Música de Tom Waits: “foco nos movimentos irônicos, bem humorados Movimentação direcionada: cada um deve reproduzir, corporalmente, as figuras cênicas e os gestus mais marcantes observados na obra de Robert Wilson. Partituras de movimento, com inicio meio e fim, que se repetem.
5.3) Exploração em grupo: Jogo do espelho/ Coro e protagonista com as figuras de Robert Wilson que são escolhidas e improvisadas pelos guias, em diferentes formas de deslocamento. Indicação pelo coordenador de três personagens do texto: Mefistófeles, Fausto, Margarida, que são experimentados por todos. Divisão de três grupos, pela escolha do papel que cada participante quer jogar. O guia troca quando o coordenador bate palmas. O guia propõe a atitude e a movimentação, o coro, afastado, repete. Coordenador propõe diferentes encontros – foco na ação e reação, na escuta, nas relações, terminando com imagens que condensam a melhor situação improvisada - entre Protagonistas. Musicalização do Texto/Coro e protagonista Idem, com a proposição de diferentes formas de musicalização do texto. Encontros com ação, texto, voz, palavra, música.
5.4): Três participantes assumem o papel de diretores, escolhem seu elenco, mostram seus roteiros. Dramaturgos compreendem as idéias do diretor para depois poder interferir com propriedade e contribuir para mudar a cena. O diretor comanda, autocraticamente, a montagem das cenas planejadas a partir do texto de Stein.
5.5) Cada grupo, após encarnar as cinco imagens do roteiro, volta a conversar, dessa vez para recriar colaborativamente o roteiro proposto. Nessa fase, o diretor cala e todos os demais dão sua opinião. O diretor deve estimular e ouvir todos, debater com o dramaturgo, mas se não houver consenso ele decide quais serão as soluções cênicas da edição final.
5.6.) Apresentação das cenas, avaliação: a) roda de palavras: sensações, princípios, procedimentos. Reflexão: em que medida existe a apreensão corporal dos conceitos?
Estudo individual: Capítulos 1 e 2 do livro “O Lamento da Imperatriz”.
Citação Coreográfica: Pesquisar e Copiar uma partitura cênica utilizada pela artista em foco Busca de vídeos de Pina Bausch no youtube. Exemplo: Na cena do espetáculo “Café Muller, a mulher é jogada no chão e imediatamente recolocada por um homem nos braços de outro homem, que torna a deixá-la cair, ação que é repetida várias vezes, com crescente velocidade e tônus. O participante deve escolher um gestus, uma ação ou um fragmento coreográfico que será reproduzido, sem alterações, na próxima aula.
Música como Ponto de Partida: Escolher e trazer (em mídia CD) na próxima aula uma música, com duração de no máximo três minutos, que lhe estimula para pensar uma cena/coreografia. Não é necessário nenhum tema ou texto prévio.
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