Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.



Robert Wilson 2: A influencia da Performance.

2. Robert Wilson 2: A influencia da Performance. Análise dos procedimentos de escritura cênica a partir do vídeo: “Absolut Wilson” (cap. 1 à cap.12). Procedimentos: Dilatação do tempo e do movimento. Deslocamento sensorial do espectador. Desconstrução. Estranhamento. Disjunção. Justaposição.

Estudo individual:

Citação:
Roteiro a partir de Figura Cênica retirada do universo poético do artista modelo. Foco: Citação. Procurar uma figura de um dos espetáculos ou performances de Robert Wilson na Internet (youtube, sites). A elaboração parte de uma das figuras (papéis, figuras, personagens) utilizada pelo artista em foco. Uma ambiência (espaço, cenografia) utilizada ou criada pelo(s) artista(s) também pode ser utilizada. O roteirista deve desenvolver uma narrativa cênica livre, que contenha a figura (citação) citada (de mínimo três e no máximo cinco quadros)

Leitura: dois capítulos da biografia "Absolut Wilson" (“Eisenstein on the beach” e “Vida e Morte de Joseph Stalin”) as citações sobre Wilson do livro “O teatro pós-dramático” de Hans Ties Lehman. (buscar trechos pelo índice) onomástico pp.436-437). Destacamos deste livro na pasta da disciplina na Xerox do prédio central da ECA: o tópico “Wilson, a paisagem” (pp.127-135) e o capítulo “Signos teatrais pós-dramáticos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário