Pina Bausch 2: citação, partitura, coro em uníssono, coro e protagonista: as relações possíveis entre individuo e coletivo.
Citação: Aquecimento individual: alongamento muscular, movimentação das articulações, espreguiçar. Movimento livre: a memória do outro, do modelo.
Criação de partitura individual: Dançar as músicas propostas pelos alunos diretores. Repetir a primeira citação e a segunda Citação de uma coreografia estudada no youtube. Improvisação utilizando as duas citações. A citação sempre é retomada, explorando uma das formas de repetição: como um motivo recorrente (leitmotif). Sintetizar uma partitura com inicio meio e fim.
Coro em uníssono: Roda de compartilhamento: em três grupos: o guia mostra aos demais a sua citação de movimento/gestus. Primeira vez no tempo correto, os demais assistem. Depois o guia ensina a sua partitura aos demais, até conseguir o movimento em uníssono.Rodízio de comando.
Exploração de relações entre coro e protagonista.
Primeira síntese: o grupo de atuantes decide uma estrutura para mostrar ao diretor e ao dramaturgo. Eles assistem.
Debate e Edição do aluno-diretor.
Apresentação e avaliação das três cenas.
Estudo individual:
Buscar nos vídeos postados no youtube uma terceira citação, desta vez com um enfoque específico: a citação deve servir de exemplo de movimento/gesto que provoca o estranhamento na percepção do espectador.
Leituras: No livro “O Lamento da Imperatriz” de Solange Pimentel Caldeira: cap. 4 “O Lamento da Imperatriz um percurso de identidades míticas.”(PP.87 -178) e o cap 5: “Toda imagem é uma narrativa, todo gesto tem uma história.” (pp.179-214).
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De Tatiana Sobrado:
ResponderExcluirNosso grupo filmou as improvisaçoes dos coros. Neste link é possível assitir a uma delas:
http://www.youtube.com/watch?v=__Vv0PlOKHM