Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.



Pina Bausch 2

Pina Bausch 2: citação, partitura, coro em uníssono, coro e protagonista: as relações possíveis entre individuo e coletivo.

Citação: Aquecimento individual: alongamento muscular, movimentação das articulações, espreguiçar. Movimento livre: a memória do outro, do modelo.

Criação de partitura individual: Dançar as músicas propostas pelos alunos diretores. Repetir a primeira citação e a segunda Citação de uma coreografia estudada no youtube. Improvisação utilizando as duas citações. A citação sempre é retomada, explorando uma das formas de repetição: como um motivo recorrente (leitmotif). Sintetizar uma partitura com inicio meio e fim.

Coro em uníssono: Roda de compartilhamento: em três grupos: o guia mostra aos demais a sua citação de movimento/gestus. Primeira vez no tempo correto, os demais assistem. Depois o guia ensina a sua partitura aos demais, até conseguir o movimento em uníssono.Rodízio de comando.

Exploração de relações entre coro e protagonista.

Primeira síntese: o grupo de atuantes decide uma estrutura para mostrar ao diretor e ao dramaturgo. Eles assistem.

Debate e Edição do aluno-diretor.

Apresentação e avaliação das três cenas.

Estudo individual:

Buscar nos vídeos postados no youtube uma terceira citação, desta vez com um enfoque específico: a citação deve servir de exemplo de movimento/gesto que provoca o estranhamento na percepção do espectador.

Leituras: No livro “O Lamento da Imperatriz” de Solange Pimentel Caldeira: cap. 4 “O Lamento da Imperatriz um percurso de identidades míticas.”(PP.87 -178) e o cap 5: “Toda imagem é uma narrativa, todo gesto tem uma história.” (pp.179-214).

Um comentário:

  1. De Tatiana Sobrado:
    Nosso grupo filmou as improvisaçoes dos coros. Neste link é possível assitir a uma delas:
    http://www.youtube.com/watch?v=__Vv0PlOKHM

    ResponderExcluir