Objetivo

O blog visa compartilhar registros das aulas (anotações, fotos, vídeos) comentários críticos sobre os procedimentos vivenciados, acrescentar textos teóricos, poéticos, sugestão de links, músicas. São 15 tópicos, referente as cada uma das aulas ministradas entre março e junho de 2010. Em agosto de 2010 serão publicados artigos hipertextuais produzidos por cada um dos alunos que focam princípios e procedimentos de encenação.



Robert Wilson 3

Robert Wilson 3: Procedimentos de criação. Parte 1: Análise do vídeo dos procedimentos de escritura cênica: “Absolut Wilson” (cap. 12 em diante Parte 2: Relatos de processos como ponto de partida. Quais foram os procedimentos descritos no texto lido (Galizia) por vivencia dos jogos exercícios utilizados pelos artistas modelares. Aquecimento e Preparação utilizando instruções do modelo: gestos hieráticos, “gesto deve cortar um ar denso imaginário, que resiste ao movimento, foco na precisão do gesto, foco na resistência do ar nas pontas dos dedos, cabeça, nariz, pés, joelhos, quadris” Divisão do grupo em três equipes. Dinamização de roteiros cênicos: versão autocrática (jogo do diretor) e versão colaborativa. Apresentação. Roda final (palavras: sensações, princípios de trabalho, procedimentos).

Estudo individual:

Roteiro Cênico a partir de Texto. Elaboração de roteiro cênico a partir de um fragmento de texto utilizado pelo artista modelar. (“Doctor Fautus Lights the lights”, de Gertrude Stein. As obras mais radicais da autora influenciaram a forma de Wilson lidar com o texto em cena. Destaques: noção de musicalização, paisagem sonora). O texto pode ser trabalhado na integra, ou pode ser reduzido, fragmentado. Cada um dos quadros cênicos deve se relacionar com um trecho do texto. O autor deve explicitar as formas escolhidas para a concretização do texto em cena.

Leitura: Capítulos 1 e 2 do livro de Ciane Fernandes: Pina Bausch e o Wupertal Dança-Teatro

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