PRÁTICA.
1.) Compartilhar a citação da Pina – espelho/roda.
GOSTEI: João. Menina de saia preta. Menina de preto.
2.) Divisão em dois grupos - Desenvolvendo a citação da Pina.
Explorem possibilidades (variações) – com um objeto novo, com uma música nova.
ARTICULAR CENA SÓ COM ANTEPAROS DA PINA BAUSCH.
ARTICULAR PARA O CURSO – ANTEPAROS PINA – EDIÇÃO
Ir interferindo. Propor objetos. Frases no ouvido.
OBS. PRÓPRIA. AÇÃO x ESTADO.
A dança representa o estado d˙ alma. O que é isso?
A citação é um ponto em torno do qual tudo gira – nos afastamos e voltamos, ela sempre está lá (o anteparo).
Delícia. Já comecei aloprando. Qual foi a primeira música que já me trouxe aquele passinho pequenininho e ritmado? E depois subi. E o salto, e os passinhos pequenininhos... e as variações com o cubo.... E cair e levantar, cair e levantar... e o salto desiquilibrando, e de costas (como na cena do outro dia) e me jogo na parede. E ir até o fim para que se transforme em outra coisa... E me enlacei em alguém, rolei, rolei, e disfarcei quando sento. E fico parada e penso: quanto tempo vou conseguir ficar parada aqui, e coço o pé. Antes, no momento de começar: ¨olhe para os seus pensamentos¨. Nas duas vezes... E aí rola a relação com o outro. O que faço tem um homem aqui. Por que olhei para os lados. E fiz o imprevisto. Fui para o lado dele. E olhei, disfarcei, com esnobismo, depois fui para frente. E parei, olhei para trás, olhei, olhei, e fui muito decidida para o cubo. E subi e comecei os passinhos suicidas. E levantei a saia lá em cima do cubo... joguei com isso várias vezes. Mostrei para a francesa, também, quando a vi em movimentos prazeirosos na cadeira...
Lugar, o onde: um evento social. Roupa de festa-Pina. O Baile.
Ver muito, nos embebedar de Pina.
Pergunta: Qual a mais antiga memória de descoberta sexual na infância?
A relação com um homem, ¨assolapado¨ pelas mulheres...
A gravata, o gestus do João.
O QUE ELE PEDIU:
Tema, ambientação e relação.
¨Se fundir¨...
O par dentro-fora implica uma divisão de foco.
Citação. Farol no mar. Ponto de partida e de chegada. Experimenta voos, variações.
Brecht. Modelo de ação. Voltar, voltar.
Pavis – gestus – em Brecht, em Pina Bausch.
Citação de movimento – aberto.
Citação de um gestus – o reconhecimento de uma relação social em Brecht, no caso de Pina humana.
Você articula outra significante (ficcional). Você não articula outro significante.
¨Isso aqui¨ (braço, veias abertas) eu ando para a parede, bate na parede...
Brecht – exercício de dar vários significados para um objeto.
Você relaciona com o social. Você relaciona com o humano.
O discurso é mais aberto. O contexto é mais aberto.
Ligado ao ¨humano¨.
Papel e personagem. O padre.
Diferença: citação de movimento, citação de gestus.
PARA O PRÓXIMO ENCONTRO
Citação que sirva ao que está fazendo.
Olhar a obra em função do que está fazendo.
VOLTARAM DA PINA
A queda, o abraço, a parede, os passinhos, o se jogar na parede...
VOLTARAM DO MEU REPERTÓRIO
O rolamento, o arrastar o objeto, o abraço.
O resto da Ciane Fernandes (1,2, 3, 4, 5).
NO PRÓXIMO ENCONTRO
Movimento novo usado... do surdo-mudo.
Explorei aquecimento de dança – show, embalada com a música, vários movimentos, estetizando, abstraindo no prazer, e explorando gestus...
De repente começamos a usar os gestus de antes e de agora, e exploro o caminhar, o peso do corpo nos pés, a força das pernas. Me lembrou um possível caminhar para a avó...
E depois agachadinha. E aí surgem os movimentos surdo-mudo. Brinquei muito com eles... E tirei o sapato e brinquei também.
Teve um momento em que a distância entre pensar e agir se instaurou (preciso ver isso). Olhei para o pensamento e outra cadeia se instalou, e esta distância foi diminuida novamente. Esta é uma questão. Um procedimento.
Gosto muito das músicas que estão sendo usadas.
Sinto falta de nomeação das ações antes de retomarmos.
Precisa ver se Pina usava – de qualquer maneira sinto falta.
Lânguida – risada – dança – lânguida – risada – dança. Foi legal. Cada vez que repetia, acrescentava uma coisa, exagerava, aumentava – dilatava, vincava... até o lamber, o se contorcer. E a coisa de levantar-se e ¨executar a ação¨... é muito bom, porque me sinto, mesmo, mandada, executando sem vontade, automático, mecânico, mas cada vez mais intenso. E com certo desgosto, com certa angústia e estupefação. Gostei também de um certo andar cabisbaixo, arrastando os pés...
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